Doenças do cão - Sintomas e tratamentos

Conheça os sintomas das doenças do cão altamente contagiosas e muitas vezes fatais mais comuns e como fazer a sua prevenção.

Parvovirose – Doenças do Cão

É uma doença contagiosa do cão provocada por um vírus. Afecta os cães de todas as idades, mas os mais novos e os mais velhos são mais atingidos. O vírus pode causar morte súbita em cachorros de 4 a 8 semanas, por atingir o músculo cardíaco.

Sintomas

Causa vómitos e diarreia com sangue com grande intensidade.

Tratamento

O tratamento intensivo deve ser iniciado logo que a doença é diagnosticada, e pode levar 3 a 10 dias até o cão poder voltar a casa. De qualquer modo a doença é muitas vezes fatal!

Esgana / Cinomose canina

É uma das doenças do cão mais contagiosa. È causada por um vírus que aparece mais frequentemente nos cachorros ou nos cães mais idosos.

Vírus da Esgana

Sintomas

Os sintomas são variados e vão desde uma simples constipação, a convulsões com possíveis paralisias. Muitas vezes os que recuperam podem ficar com “sequelas” que se traduzem por contrações musculares não controladas. A melhor forma de prevenir esta doença, é mantendo a vacinação do seu cão actualizada, pois o tratamento pode ser inútil mesmo com o uso das técnicas e medicamentos mais modernos.

Tratamento

O tratamento consiste essencialmente em controlar as infecções secundárias que poderão aparecer no cão debilitado, na desparasitação e na manutenção de uma nutrição e hidratação equilibradas.

Leptospirose – Doenças do cão

Bactéria da
Leptospirose

É uma doença do cão contagiosa provocada por uma bactéria.

Sintomas

febre, vómito, desidratação, falência hepática ou renal aguda e aparecimento de pequenas hemorragias.

Tratamento

Pode ou não resultar, e consiste na administração de antibióticos, juntamente com medidas de suporte do estado hídrico do animal. De qualquer forma, é sempre de ter em conta que um esquema de vacinação actualizado, diminui sempre a frequência e/ou gravidade da doença.

Hepatite Infecciosa Canina (HIC)

Vírus da Hepatite

Doença contagiosa provocada por um vírus que atinge o fígado e endotélios (córnea).
Sintomas
Os sintomas têm evolução hiperaguda (o cão morre em horas) ou aguda (5 a 7 dias) e são variados: febre, vómito, diarreia, dor abdominal, desidratação, etc.

Tratamento

consiste no suporte hídrico e nutricional do cão até que recupere da infecção hepática.

Tosse de Canil / Traqueobronquite Infecciosa Canina

É uma traqueobronquite infecciosa. Tem como etiologia múltiplos vírus, que facilmente se transmitem de um cão para outro.

Sintomas

Embora o cão permaneça bem disposto, começa a apresentar uma tosse profunda como se estivesse “engasgado”.

Tratamento

É geralmente bem sucedido, mas o animal pode levar semanas a recuperar. A vacina diminui a frequência desta doença.

Raiva

É uma das doenças do cão mais contagiosa provocada por um vírus. Atinge mortalmente todos os animais de sangue quente, inclusive o Homem. O vírus é eliminado na saliva, e a sua propagação ocorre quando um animal doente morde um saudável. O vírus atinge o sistema nervoso do animal, provocando alterações do seu comportamento (agressividade, nervosismo, desorientação, convulsões) e paralisia progressiva. O animal morre por paralisia respiratória. Em Portugal não se regista um caso de raiva há alguns anos, mas de qualquer modo a vacinação anti-rábica deve manter-se, pois como já foi dito anteriormente, todos os animais de sangue quente podem ser atingidos, e assim um animal selvagem doente (raposa, morcego, coelho) pode de um momento para outro passar de um país onde hà raiva, para um outro isento desta doença, passando a ser um foco contagioso.

Sintomas

Os sintomas só irão aparecer após o período de incubação que varia de 3 a 6 semanas. Depois disso esses sintomas vão depender das fases da raiva canina. A primeira delas é prodômica, nela ocorre mudança de comportamento, o animal se esconde em locais escuros, apresentam uma agitação inusitada em espaços curtos de tempo e maior desobediência, além de comerem coisas incomuns como madeira. A prodômica, uma das fases da raiva canina, dura apenas de 1 a 3 dias.

A segunda fase da doença vem com um cão mais agressivo que tenta morder tudo e todos. O animal pode também se auto atacar, provocando graves ferimentos. Nesse período que dura em torno de 1 dia o cachorro também saliva muito, parando de comer e de beber água. Na última fase o animal sofre com convulsões generalizadas e entra em um estado paralítico e morrerá dentro de 48h.

Tratamento

A raiva não possui tratamento, sendo uma doença 100% letal. A única forma de prevenção da raiva é a vacinação anual de cães e gatos, mesmo nas regiões urbanas, incluindo os animais de apartamento.